01 setembro, 2015

Rotina de limpeza do lar: Banheiros que produto usar

Olá gente linda e amada, tudo bem?!
Então, como havia comentado na postagem anterior, vou fazer uma pequena série de posts sobre a limpeza do nosso lar doce lar. Isso pode ajudar você na manutenção do seu lar, sem muito estresse, pois seguindo uma agenda de limpeza, não é necessário refazer todos os dias, e se você tem uma ajudante, pode também otimizar o trabalho dela... Espero que você me acompanhe, e principalmente, divida comigo dúvidas, dicas e sugestões, pois é através dessa troca pela internet que aprendemos e muito!

Limpeza do Banheiro: Não faço o mesmo tipo de limpeza toda semana, aqui como moramos apenas em três pessoas não suja como um banheiro de "fábrica" digamos assim... Limpo os banheiros toda quinta-feira. Divido por semana a parte mais pesada da coisa, tipo: Semana de aço, Semana Sabão de Côco, Semana dos armários e Semana do "Um tapinha não dói" rsrsrs Calma, explico melhor abaixo:

Antes de começar a passar qualquer produto, varro ou aspiro bem o banheiro, retiro o lixo e as toalhas.

           
        
Vamos começar pela semana de "Aço": Essa dica eu vi com a Aline, do blog Coisas da Alyne. Antes de partir para os produtos de limpeza, pego uma palha de aço (tipo +BombrilOficial ) e com o box totalmente seco, na parte de dentro onde se concentra a gordura do corpo, resíduo de shampoo, sabonete, etc,  e vou esfregando o "bombril" seco no box de vidro e também no revestimento dentro do box. Ele não risca e realmente tira a gordura que fica. Depois disso verifico se não ficou nenhum resíduo da palha de aço/bombril no chão porque pode enferrujar o piso. Essa foi a parte "pesada" do processo, porque haja braço pra esfregar rsrsrsr

  
            

          
Feito isso, num vasilhame, (bacia pequena, ou o que você tiver) coloco água e uma tampinha de Ajax verde (AjaxLemon) e com uma esponja que uso apenas para o banheiro, esfrego todo o box, parede interna do chuveiro, a pia, a banheira e o vaso sanitário por fora e a lixeira também. Por dentro do vaso uso o Harpic e esfrego com a escovinha própria pra parte interna do vaso, uso um destes três da foto. Depois enxáguo a parte de dentro do box e a banheira, vou jogando água com o vasilhame mesmo, enxáguo a pia e seco com uma pano limpo, retiro o produto da parte externa do vaso sanitário com um pano limpo e da lixeira também. 

                           



Limpo o espelho com uma mistura de vinagre de álcool (200ml) + detergente líquido (umas 10 gostas) e completo o recipiente com água (+/- 200ml). Borrifo no pano tipo fralda seco e aplico sobre o espelho, esfregando até secar. No momento esta mistura tem servido para mim limpar os espelhos e vidros da casa, não utilizo outros produtos, mas aceito sugestões...



Antes de lavar o chão com o Ajax verde (AjaxLemon), com uma flanela seca passo lustra móveis na parte interna e externa do box (que ajuda a evitar aquelas gotinhas que mancham), no granito do balcão do banheiro e na tampa da lixeira que é de alumínio. Não passo no espelho, já passei e não gostei. Depois disso limpo o chão e pronto. 



- Na semana seguinte limpo estilo um "tapinha não dói", nada de fazer força, com uma esponja e o Cif cremoso (que uso desde sempre), lavo a parte interna do box (vidro e azulejo), banheira, vaso sanitário (por fora com a esponja e por dentro escovinha) e a pia. Espelho uso a misturinha, e chão uso outro produto com cheirinho bom, tipo os outros da família Ajax.


- Na outra semana, é dia de Sabão líquido de côco. Diluo uma tampa num baldinho com água e lavo todo o banheiro: paredes, box, banheira, pia, vaso sanitário e janelas. Vou enxaguando e secando. Fica tudo tão cheiroso e brilhoso... uma delícia, além de limpíssimo! Também passo uma pano umedecido na água e sabão nos armários por fora. 

- Intercalo a semana seguinte com a limpeza do "tapinha não dói" e na seguinte vou para a parte interna dos armários.


- Semana dos armários: nesta semana eu uso outro produto de limpeza, como o Vim cloro gel diluído na água, com essa mistura eu lavo a parte interna do box, banheira, vaso sanitário e pia. Enxáguo e seco normalmente.Com um pano umedecido nesta mistura eu limpo a parte interna do balcão e armário do banheiro. Também uso para limpar o chão.

 E pronto! Essa é minha rotina de limpeza dos banheiros aqui de casa. 

Considerações finais:
- Você pode achar que são muitos produtos a comprar, mas como uso eles intercaladamente, eles duram um tempão. 
- Dividindo assim, eu consigo manter os banheiros sempre limpos, e não me demoro muito na limpeza.  
- Não estou ganhando nada para divulgar os produtos, que são de marcas diferentes, mas coloquei o link na descrição para que você possa visitar o site, sempre tem dicas úteis por lá também.
- Se você tem problemas com mofo nos rejuntes internos do box, vale colocar um pouco de água sanitária (cloro tem cheiro forte) num borrifador com água, e depois do último banho, borrifar na área problemática.
- Para não ficar cheiro nas lixeiras, eu coloco no fundo, antes da sacola, um sabonete que está quase no fim... troco eventualmente. 


Bom, espero que tenha sido útil e que tenham gostado... qualquer dúvida, sugestão ou dica, comenta que eu fico muito feliz!

 Um beijo no !


8 comentários:

PINTA ROXA disse...

Aqui que ninguem nos ouve, eu limpo o móvel do w.c por dentro 1 vez no ano, ai sim tiro as toalhas e limpo tudo. De resto faço uma limpesa semanal, gosto de limpar com uma mistura de àgua quente vinagre e detergente faço isto de vez em quando, e normalmente só uso lexivia só dentro da sanita.
beijinhos
Pinta

Neli Rodrigues disse...

Gostei da sua rotina.
Vc usa bons produtos e usando pouca quantidade, não sai caro.
Bjs

Daiane Aline disse...

Oi Rê!
Gostei muito da sua rotina, e não sabia da dica da palha de aço agora vou usar.
E o melhor é que não enjoa pq toda semana é de um jeito diferente.
Bjuss!

nely moreira disse...

Parabéns amiga!Quanta disciplina.Sou preguiçosa de carteirinha quanto a serviços doméstico, mas gostei da dica do bombril e do sabonete debaixo da sacolinha na lixeira
Abraços
Nely

Algodão Tão Doce disse...


Olá amiga, vim desejar-lhe um abençoado início de mês, temos algo em
comum...uso esses produtos, são ótimos ajuda bastante!

Doce abraço Marie.

✿ chica disse...

Uma boa rotina essa! Vale e cada cantinho do banheiro fica limpo e protegido! Aqui, uma função!!! Ando de saco cheio de fazer limpezas e cada vez mais a grana diminui, assim TENHO que fazer sozinha mesmo! UFA!!! mas, vamos lá! bjs, chica

lenalima disse...

Minha mãe sempre dizia que o que limpa é agua e sabão .....eu uso bem menos produtos, bom nril aqui não entra, só na época de festa juninas a mulecada adora colocar na ponta do bambu e atear fogo , virando parecem estrelinhas!

bj

Angélica D disse...

Hola re querída ,, siempre es bueno tener una rutina de limpieza mm esos productos no los he visto por acá,, yo me preocupo mucho del baño y cocina

Aproveite para ver também: